14 de dezembro de 2010

o que é artesanato e seu valor!!!

A palavra arte pode assumir várias significações na linguagem, falando-se da transformação da matéria bruta pelo homem, ela pode representar uma forma de produção quando se desenvolve na procura do útil; ou uma forma de expressão se desenvolve na procura do belo.
No processo evolutivo da raça humana, a atividade econômica deve ser examinada como etapa inicial.
Sem trabalho, o homem não avança sequer um palmo na via esplendida do progresso. E foram as mãos que abriram o caminho para a longa e vitoriosa jornada que inda prossegue.
O artesanato desperta as aptidões latentes do obreiro e aprimora-lhe o intelecto.
Com suas mãos, obedientes a impulsos mentais e inteligentes, deslocam a matéria-bruta, grosseira e passiva, e convertem-na com o calor de sua imaginação em coisa útil e por vezes bela.
É a idéia que deseja a forma. Vale repisar que o povo não faz arte desinteressada ou arte pela arte, mas, não raramente, sobre ser utilitária, suas peças são bem acabadas, produzidas com esmero e revelam bom-gosto.Dar um presente artesanal é evitar a espera nas filas nas grandes lojas e nos shoppings mas também é algo que possui um significado muito maior, que pode ser personalizado ao goste de quem o compra.Quem compra presentes artesanais tem a satisfação de apoiar diretamente o trabalho de um artista ou artesão.Já quem recebe, ganha algo único, feito com carinho e atenção que podem ser sentido e vistos no próprio produto.Um presente artesanal é o resultado de talento e dedicação, fatores que estão ausentes nos produtos provenientes da fabricação em massa chamados industrial.
Quando faço uma encomenda, faço como muito amor, não é só os matérias que usei que está na peça confeccionada, vendo minha inspiração e todo tempo que ocupei para desenvolve - lá, não estou vendendo somente os materiais usados, mas minha criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela visita e pelo comentário...